"A Última Flor"
Longa-metragem | Drama, Mistério, Fantasia | 110 min
Direção: Edson Lemos Akatoy
Roteiro: Edson Lemos Akatoy, Jamila Facury
Desenvolvimento, Captação
Uma senhora negra passa por uma experiência sobrenatural após encontrar um contador de histórias que desencadeia eventos de uma vida passada. Transportada em 1887, em uma realidade onírica de campos que circundam um antigo e abandonado engenho de açúcar, palco de um sangrento conflito no passado entre colonos e indígenas, conhecemos uma jovem camponesa que herda a missão de socorrer pessoas que surgem e desaparecem misteriosamente em sua vida, em particular um jagunço sem memória e gravemente ferido – um homem marcado para morrer e preso em seu próprio rastro de violência.
Produção com incentivo do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195 (Lei Paulo Gustavo), com recursos geridos pela Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba..
Beneficiado com bolsas do Projeto Paradiso e Ibermedia.
Selecionado no DIALAB – Laboratório de Argumento de Narrativas Negras, Salvador 2024.
Selecionado no PANLAB – Laboratório de Roteiro do Panorama Internacional Coisa de Cinema, Salvador 2024.
Finalista do PT CO-PROD – Pitching de Co-produção do Festival de Roteiro de Língua Portuguesa – Guiões, Lisboa 2024.
Incluído na shortlist Directors’ Factory da sessão Directors’s Fortnight do Festival de Cinema de Cannes.
"Quando Eu Sair Lá Fora Serei Ana"
Curta-metragem | Drama, Suspense | 16 min
Direção: Jamila Facury | Pré-Produção
O que é um dia comum na vida de alguém? O que é um dia comum na vida de alguém que está sob a ameaça de morte? Quando eu sair lá fora serei Ana trata-se de um projeto de curta-metragem que faz o recorte de um dia na vida de Kelly, moça que tem sua vida transformada após ser vítima um crime cometido pelo ex companheiro e ser submetida ao programa de proteção a testemunhas (PROVITA). Nesse contexto, a personagem vê-se diante do desafio de reconstruir sua vida enquanto busca lidar com a síndrome do pânico adquirida pelo trauma dos acontecimentos pregressos que resultaram no afastamento de tudo aquilo que compunha sua identidade, a começar por seu nome que passa a ser Ana. Em meio a um caos interno tudo ganha novos significados e atividades cotidianas simples podem ser verdadeiros desafios.
Produção com incentivo do Governo Federal através da Lei Complementar nº 195 (Lei Paulo Gustavo), com recursos geridos pela Secretaria de Cultura do Estado da Paraíba.
"Casos Isolados"
Longa-metragem | Drama | 100 min
Direção: Jamila Facury | Desenvolvimento
Em João Pessoa, Paraíba, três mulheres enfrentam desafios que impactam profundamente suas vidas pessoais e profissionais. Cristina, uma atendente de loja de cosméticos, confronta sua identidade negra após sofrer racismo. Maria Felipe, uma psiquiatra trans negra, assume a guarda de um bebê branco recém-nascido, mas é injustamente detida no aeroporto, acusada de sequestro de crianças. Dandara, arquiteta em uma grande empresa, lida com o racismo e a solidão em um ambiente predominantemente branco. Cada uma dessas mulheres enfrenta lutas únicas em uma sociedade que ainda carrega o peso do preconceito racial.
Selecionado no Grupo de Roteiro Marieta 2024.